terça-feira, 21 de agosto de 2018

Que carreira é melhor para mim?

Que carreira é melhor para mim?


Uma viagem ao encontro da sua verdade
     

        Escolher uma carreira é uma das primeiras escolhas cruciais e difíceis na vida dos que se encaminham nessa direção e nessa viagem marcante para o futuro.

       Afinal, ninguém pode saber se o que uma profissão significa, antes de se envolver com a mesma. Para aqueles que têm uma expectativa de anos de estudo e prática antes de se envolver em uma carreira, essa escolha pode ser um problema.

         Como então responder à crucial pergunta "que carreira é melhor para mim?", antes de embarcar na longa e possivelmente cara jornada de cursos e graduações? 

          Nesses tempos de recessão a coisa pode ser ainda mais difícil, pois muita gente que achava ter uma profissão e trabalho seguros, está perdendo seus empregos.

        Com muita freqüência as decisões por uma carreira são tomadas de forma apressada, sem muita informação sobre o assunto. Isso ocorre porque escolas e faculdades não estão focadas em prover aconselhamento sobre muitas carreiras e os jovens simplesmente não sabem onde encontrar tais informações.

         Este padrão tende a se repetir mais tarde na vida do jovem adulto que decide mudar de carreira. Essas decisões são geralmente tomadas com base em fatores como salário, benefícios e a possibilidade de estabilidade no emprego e promoções. Embora todos sejam fatores importantes, que precisam ser levados em conta na hora de escolher uma carreira, eles não devem ser as principais considerações.

         A satisfação no emprego é um dos fatores mais importantes na carreira de alguém. Afinal, é no emprego que você vai passar uma grande parte do seu tempo: mais de 40 horas por semana e geralmente quase 40 anos de sua vida...
       
        A satisfação no emprego, no entanto, pode significar muitas coisas bem diferentes para muitas pessoas diferentes entre si. Assim, um dos primeiros passos na hora de decidir qual carreira é melhor para você é definir o que exatamente satisfação no emprego significa para você.
     
       O que você mais espera de sua carreira? Você quer trabalhar com pessoas, ou computadores, com palavras, ou números – ou uma combinação dos dois? Ou talvez você queira algo totalmente diferente. Você  gosta de animais ou prefere focar em auto-suficiência?

         Que atividades ou sensações parecem mais interessantes para sua realização pessoal? Você gostaria de lidar com certas habilidades especiais, tais como línguas, trabalho de equipe, ou redação de textos? Você se sente bem ajudando alguém, aprendendo novas capacidades ou ensinando a outras pessoas como fazer determinada coisa?

         Quando você tiver feito uma lista de todos os conhecimentos, habilidades e atividades que devem fazer parte do seu perfil profissional, você poderá, então, procurar por carreiras que se encaixem nas suas preferências. 

        Em alguns casos, as escolhas serão óbvias, mas muitos conhecimentos podem ser aplicados a um vasto painel de aplicações em diferentes tipos de emprego. Você ficaria surpreso com o alcance das possibilidades que se abrem para você.

         Isto é muito importante em momentos que as coisas pioram na economia. Algumas indústrias continuarão operando como sempre, como se nada houvesse acontecido, por exemplo, atenção a saúde, contabilidade e educação. Mas não se esqueça que esses setores da economia empregam pessoas com o conhecimento de muitas disciplinas. Deste modo, se você, por exemplo está interessado em contabilidade, trabalhar na área de saúde pode dobrar suas chances de ter um futuro à prova de recessões.

         São essas considerações assim, embasadas por conceitos de psicologia individual e social, conhecimentos de pedagogia, muita experiência no mercado de trabalho, que a Arte Ser Desenvolvimento Humano e Profissional traz para você nos Doze Encontros de Jovens Futuros Profissionais realizados em São Francisco e em Botafogo duas vezes por semana.
        Venha conversar conosco sem compromisso.  

        Na Arte Ser você vai descobrir que já é hora de parar de fazer perguntas e começar a escolher as melhores respostas; é hora de mudar para produzir resultados diferentes. E ao assumir essa direção, essa viagem ao encontro da sua verdade, você vai descobrir que o mundo é um espelho e que assumindo a responsabilidade vai atrair para a sua vida um futuro de total cumplicidade com seus desejos.
É muito bom.

         É com muita emoção que inicio minha primeira  publicação neste blog de orientação vocacional, para homenagear esse gigante Profissional e Ser Humano, Tauxo Francisco Domingues, que deixou em nós o registro de um profissional que usou e abusou das suas múltiplas vocações como; empresário, artista, dramaturgo, escritor etc etc etc...Um Profissional e um Homem de profunda sensibilidade.


       A clinica Arte-Ser, levará o seu humor e amor e este lindo presente, o seu registro, para sempre em meu e em nossos corações.
Terezinha Rezende


Reinauguração da clínica Arte-Ser em abril de 2010, em São Francisco, Niterói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário aqui.