terça-feira, 21 de agosto de 2018

Garimpando Orientação Profissional

GARIMPANDO ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL





         O serviço de orientação profissional tem uma função fundamental para o sujeito que busca uma definição profissional-ocupacional. Este processo interfere na formação do indivíduo na sua identidade pessoal e profissional. A apresentação deste segmento fica direcionado ao estudante do ensino médio, para exemplificar a construção do nosso trabalho.

O serviço de orientação profissional se insere nas abordagens clínicas, educacionais e organizacionais. Sua aplicabilidade pode funcionar distintamente ou entrelaçar -se. Sendo que a nossa prática está conjugada com a clínica e a educacional. Por acreditarmos que só poderemos obter um resultado fidedigno quando analisamos o SER na sua plenitude, ou seja, nos seus fatores psicológicos, sociais, políticos, econômicos, culturais, familiares e educacionais.


A análise psicológica refere-se a construção da identidade pessoal, retratando o momento de grandes transformações psíquicas conflituosas. Esta problemática é uma decorrência da reconstrução do passado, presente e futuro nas suas inter-relações primárias e secundárias através de um processo de autoconhecimento. Reavaliando também seus valores morais, suas identificações, aptidões, interesses, habilidades, potencialidades e limites. Experimentando concomitantemente uma invasão biológica, reajuste sociais e familiar, determinando uma “nova adaptação”. Todas estas questões são trabalhadas através de técnicas na abordagem clínica, por identificarmos que o processo vocacional começa desde a infância até ... para sempre.


Após a elucidação das características da personalidade do jovem por identificar-se com uma escolha profissional mais consciente, complementamos com o enfoque informativo. Procuramos refletir sobre as influências econômicas e políticas no mercado de trabalho. Para que a escolha profissional esteja em concordância com o desejo e a concretização real.


Por esse viés educacional que a Clínica Arte-Ser realiza dois tipos de eventos informativos para os estudantes do ensino médio. No primeiro semestre realizamos o MIP- Momento de Informação Profissional; que compreende encontros com profissionais de diversas áreas, que falam de suas experiências profissionais e do mercado de trabalho. Este evento é oferecido a todas as escolas, com entrada franca, no período de duas semanas, na própria clínica.


E no segundo semestre realizamos o Encontro de Debates, com temas atuais para o vestibular. Com profissionais renomados que fazem uma mesa redonda e discutem assuntos emergentes, esclarecendo com temas atuais que servem de interesses ao vestibular. É apenas um único encontro no teatro, com entrada franca.


Garimpando Orientação Profissional, contextualiza bem esta temática.  Enquanto orientadora profissional, que exerço há dezoito anos, busco garimpar todas as “pedras” existentes e reconhecer que o nosso papel é fundamental nesta relação HOMEM-TRABALHO. É conscientizar o jovem de sua possibilidade no exercício do trabalho, de estar vinculado no compromisso com a construção e transformação da sociedade na qual está inserido.


Tudo isto só é possível se nós, psicólogos e orientadores profissionais, nos remetermos constantemente as nossas questões vocacionais, que também estão sujeitas a questionamentos de ordem  pessoal, profissional e de cidadania.  E também aprimorar nossas ferramentas e conteúdos acadêmicos para oferecer ao jovem o máximo de informação possível para viabilizar reflexão e elaboração fidedigna na questão do projeto de vida e no projeto profissional.


Terezinha   Rezende, Psicóloga, Psicanalista e Orientadora Profissional.
CRP: 05/7455

Participação na Oficina da II Jornada Científica e Cultural: Psicologia, Educação e Interfaces
Realizada pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro
Datas: 07, 08 e 09 de dezembro de 2000 em Nova Friburgo - RJ




Bibliografia:

LISBOA, Marilu, O Papel do Orientador Profissional: orientando para as novas relações de trabalho. Revista semestral da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais – ABOP, V.2 N.2, 1998.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho – Ensaio sobre as Metamorfoses e a Centralidade do Mundo do Trabalho. 6ª ed.  Cortez, 1999.

SOARES, Dulce. O Jovem e a Escolha Profissional, Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário aqui.