terça-feira, 25 de setembro de 2018

Escolha Profissional na juventude: por que é importante acertar


A Orientação Vocacional e Profissional pode ser um diferencial na vida dos jovens na atualidade, a partir de atendimentos psicológicos clínicos e de consultório. É possível, a partir de um trabalho qualificado e com limites específicos, promover a construção de um projeto profissional de qualidade para os jovens na atualidade. Escuta-se hoje muitas frases nesse sentido: "eles estão perdidos","ele/ela não sabe o que quer", gerando significativa preocupação no sujeito e em todos ao redor.

Frequentemente, muitos dos jovens que efetuam um trabalho de Orientação Vocacional e Profissional o fazem em seus colégios/escolas por meio de uma modalidade chamada educacional. Esta modalidade é interessante e importante, por ser direcionada ao conhecimento dos cursos e das profissões. No entanto, ela não abarca todo um trabalho necessário, que seriam os aspectos sobre a vida, particularidades, questões pessoais e interpessoais. Embora seja muito produtivo, o efetuado nas escolas não contam com tempo suficiente e espaço para cobrir todo o aprofundamento da dimensão do Ser.  

Conhecer suas atitudes, interesses, habilidades, motivações, projetos. Analisar sua trajetória de vida, destacar perspectivas futuras; entender melhor como as escolhas funcionam em sua vida, que escolhas são possíveis? Curso no Exterior ou outro Estado? Intercâmbio? Qual é o seu propósito de vida e como construir esse caminhar?

O trabalho clínico em Orientação Vocacional e Profissional visa a superar essa lacuna, permitindo um maior detalhamento do auto-conhecimento e a promoção de escolhas mais comprometidas, como  inclusive "um amadurecer" desse jovem a partir de um trabalho qualificado e pautado nos pilares da ética, responsabilidade, ciência e comprometimento. 

Esse acertar do título não seria relacionado ao fato de que o jovem/adulto não possa mudar caminhos ou efetuar uma segunda graduação. Isso ocorre frequentemente, fazendo parte do processo de caminhar. Contudo, o acertar aqui corresponde a, nessa primeira inserção, que eles/as possam ter a capacidade de efetuar uma escolha comprometida, possam optar por um curso e uma profissão que realmente lhes façam sentido. Vislumbrando nessa escolha as sua ações laborais futura naquele contexto. Por exemplo, ao estudar estatística em um curso de psicologia possa ser associado ao desejo de Ser um psicólogo Gestor de Pessoas ou Recruiter ou um psicólogo perito, entre outros que utilizam a psicometria como parte de seus trabalhos.

Com isso, cabe considerar que uma escolha acertada gera mais comprometimento, gera menos custos, tanto particulares quanto públicos, e menos perda de tempo. Promove mais satisfação, mais atitudes de busca, de procura, desejos de agir e ações. 

Laila P Graf Ornellas
Mestre e Doutora em Psicologia
Orientadora Vocacional e Profissional na Clínica Arte Ser 


*Publicado originalmente Linkedin 25.09.2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário aqui.